Crème Brûlée servido em um ramequim branco com casquinha caramelizada dourada, disposto sobre um prato elegante em um restaurante francês, com taça de vinho tinto ao fundo e iluminação sofisticada que destaca a sobremesa clássica.

Creme Brûlée tradicional

O Crème Brûlée é uma das sobremesas mais elegantes e apreciadas em todo o mundo. Além de ser extremamente cremoso, ele tem aquele contraste irresistível entre o creme suave e a crosta crocante de açúcar queimado. Embora pareça sofisticado, essa receita é surpreendentemente simples de preparar. Por isso, ela é perfeita tanto para ocasiões especiais quanto para impressionar em um jantar mais íntimo. Agora, com alguns passos bem explicados e ingredientes acessíveis, você pode preparar um Crème Brûlée digno de restaurante aí na sua casa.

Ingredientes:

  • 500 ml de creme de leite fresco

  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha ou 1 fava de baunilha

  • 5 gemas

  • ½ xícara (chá) de açúcar

  • Açúcar cristal para caramelizar a superfície

Modo de Preparo:

Primeiramente, aqueça o creme de leite em fogo baixo junto com a baunilha. Assim que começar a levantar pequenas bolhas nas laterais, desligue o fogo e reserve.

Enquanto isso, em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro.

Em seguida, adicione o creme de leite morno sobre a mistura de gemas, aos poucos, mexendo sempre para evitar que as gemas cozinhem.

Depois disso, passe o líquido por uma peneira para garantir um creme mais liso.

Logo após, distribua o creme em ramequins (potinhos individuais).

Em seguida, coloque os potinhos em uma assadeira e despeje água quente até atingir metade da altura dos ramequins ou ramekin (é um pequeno recipiente de cerâmica ou porcelana utilizado na culinária), criando o banho-maria.

Agora leve ao forno preaquecido a 160 °C, por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até que o creme esteja firme nas bordas e levemente tremendo no centro.

Depois de assar, leve os ramequins à geladeira por pelo menos 3 horas.

Por fim, polvilhe açúcar cristal sobre a superfície e queime com maçarico até formar a casquinha crocante. Se preferir, use o grill do forno, mas observe de perto para não queimar demais.

Dica:

Para um aroma ainda mais especial, você pode substituir a baunilha por raspas de laranja ou limão siciliano. Dessa forma, o Crème Brûlée ganha um perfume cítrico incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *